São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC libera R$ 150 mil para fundação

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O presidente Fernando Henrique Cardoso determinou a liberação de R$ 150 mil para a Fundação Gilberto Freyre, de Recife (PE), que passa por dificuldades.
A instituição foi fundada em 1987, pouco antes de Freyre morrer. Nela estão fotografias, manuscritos, objetos pessoais, 21 mil cartas e 40 mil livros do escritor.
A reivindicação da liberação de recursos foi feita pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Vinícius Vilaça.
"Eu tinha uma audiência com o presidente para tratar de assuntos do Tribunal. Ao final, aproveitei e falei sobre a situação da Fundação", disse Vilaça. Vilaça é pernambucano e era amigo de Freyre.
Com fama de reacionário, o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre (morto em 1987) dizia ser vítima de patrulhamento ideológico dos "sociólogos paulistas", mas afirmava que FHC não estava entre os que o patrulhavam.
Freyre escreveu 67 livros. Sua principal obra foi "Casa Grande e Senzala", publicada em 1933.

Texto Anterior: Show realça a fase zen de Gal
Próximo Texto: Lojas se multiplicam na Vila Madalena
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.