São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bráulio quer mudar de nome

DO NP

Cansado das gozações sobre o seu nome, o jornalista Bráulio de Souza, 35, decidiu entrar na Justiça para tentar se tornar Cláudio Lira de Souza.
Ele afirmou ter ficado arrasado com a campanha contra a Aids, do governo federal, que usava seu nome como apelido do pênis. A campanha foi suspensa no sábado passado por causa de vários protestos de Bráulios.
O pedido para trocar o nome deverá ser entregue até a próxima sexta-feira no Fórum de Osasco (12 km a oeste de São Paulo), onde o jornalista mora.
"Discriminação por causa do nome eu sofria desde a adolescência, mas era uma coisa entre homens. Mas tudo ficou insuportável com essa campanha. Em qualquer lugar aonde vou as pessoas tiram sarro", disse.
Segundo ele, a suspensão da campanha só aumentou a gozação. "Foi aí que o nome ficou em evidência e todo mundo adotou Bráulio para falar do pênis", afirmou.
Souza afirma ter um sobrinho de 10 anos com o mesmo nome que não tem ido à escola nos últimos dias para evitar as piadas. "A campanha matou um nome. Nenhum pai vai ter coragem de chamar seu filho de Bráulio depois disso."
Lei
A possibilidade de uma pessoa mudar seu próprio nome está prevista no Código Civil.
"Uma pessoa pode fazer isso quando o nome é uma aberração ou causa constrangimento", afirmou o advogado Luiz Borges D'Urso.
Ainda assim, o advogado acredita que a mudança do nome de Bráulio de Souza pode não acontecer.
"É até possível que ele consiga, mas o nome Bráulio, em si, não é humilhante. Além disso, a campanha já foi até tirada do ar."

Texto Anterior: Entidades condenam polêmica do Bráulio
Próximo Texto: 'Bráulio' é eleito machão do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.