São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é preciso para entrar na rede

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

O equipamento básico para entrar na Internet -navegar, como dizem os interneteiros- é um computador e um modem (aparelho que permite transmitir dados por linha telefônica).
O próximo passo consiste em procurar um provedor de acesso à rede. Essas empresas funcionam como uma agência de correio -cobram uma assinatura mensal e fornecem ao assinante uma caixa postal (endereço eletrônico). Também providenciam para que as mensagens do assinante cheguem ao destino.
O endereço começa com um nome, que pode ter até oito caracteres. Ele vem seguido do símbolo @, que em inglês quer dizer at (no lugar). As letras que vêm depois de @ significam o nome do provedor e onde ele está conectado.
Quando o assinante quiser entrar na Internet, vai precisar abrir essa caixa postal. Ao fazer a ligação para o provedor, o assinante coloca o nome no "login". O nome usado é o que precede @.
O assinante tem também uma senha, que equivale à chave para abrir a caixa postal.
Além do correio eletrônico, serviço mais utilizado na Internet, outra atração é a World Wide Web (www), que permite acesso a informações em forma de textos, sons e vídeo.
Para acionar essas informações, é preciso instalar no micro um tipo de programa para procurar informações, conhecido em inglês como browser.
O modem para conectar o computador à linha telefônica deve ser no mínimo de 14,4 mil bps (bits por segundo). O investimento em um modem de maior velocidade, 28,8 mil bps, é o mais indicado -afinal, além da assinatura o usuário paga também o custo da ligação telefônica.
Também por isso, o interessado em virar interneteiro deve preferir provedores de acesso de sua cidade.

Texto Anterior: 'Word Pro 96' edita textos de equipes
Próximo Texto: Idioma inibe usuário latino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.