São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Velloso defende mais uma cadeira no STF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Carlos Velloso, defendeu ontem a criação, por emenda constitucional, da 12ª cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal).
Segundo Velloso, o 12º ministro atuaria como fiscal da Justiça dentro do Conselho Nacional da Magistratura, órgão que seria criado para exercer o controle administrativo dos tribunais.
"Esse conselho teria, entre outras funções, a de definir as punições disciplinares nos casos de mau comportamento", disse Velloso na Comissão Especial de Reforma do Judiciário da Câmara.
O presidente do TSE, que também ocupa uma vaga no Supremo, condenou a proposta de controle externo do deputado José Genoino (PT-SP), que prevê a criação de um conselho com integrantes da OAB, do Ministério Público e indicados pelo Congresso.
Para Velloso, a proposta fere a autonomia dos Poderes, princípio que não pode ser mudado porque é cláusula pétrea da Constituição.

Texto Anterior: Servidores podem ficar sem sigilo bancário
Próximo Texto: Comissão vai analisar novo imposto de Jatene
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.