São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multiculturalismo é ingrediente da culinária

ARISTIDES RAMO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Estado da Louisiana apresenta em Nova Orleans a culinária mais diferenciada dos EUA.
Em boa parte, isso se explica pelo fato de a cidade estar localizada às margens do rio Mississippi e entre as águas mornas do golfo do México, região onde a riqueza de frutos do mar é muito grande.
Alguns restaurantes de Nova Orleans -e são muitos- ficam abertos 24 horas. É curioso estar numa casa, por volta das 9h, saboreando ostras e ouvir alguns monstros sagrados apresentando essa música maravilhosa chamada jazz.
Mas, na minha opinião, a comida é o principal produto de Nova Orleans.
Sofreu influência de franceses, negros e indígenas que lá habitaram. Cada um foi colocando sua pitadinha de pimenta ou tempero.
Ao final, surgiu a chamada comida créole, famosa em todos os cantos do planeta.
É muito comum encontrar festivais da culinária créole pelo mundo afora. Então, vêm à memória nomes como o conde D'Artagnan, o pirata Jean Lafitte, os jogadores Bat Masterson e Diamond Jim e músicos como Kid Ory e Johnny St. Cyr como verdadeiros mestres-cucas, dando um destaque maior a essa culinária.
Pratos
Pratos que se destacam:
Seafood gumbo - Uma receita muito temperada que combina frutos do mar, arroz e, quem diria, quiabo.
Créole jambalaya - Um detalhe. Foi esse prato que deu origem àquela música famosa no mundo todo. Leva na sua composição frango desfiado, linguiça picante e alguns frutos do mar com arroz.
Filé de Sole Marguery - É leve e gostoso. O filé de linguado é preparado com ostras e camarão e coberto com molho à base de vinho branco, ovos e manteiga. É servido com arroz ao açafrão.
Aí estão alguns pratos, mas a culinária de Nova Orleans é muito extensa e rica. O melhor mesmo é e fazer um passeio pela cidade e conhecer sua magia, sua música, sua noite e sua comida.

Texto Anterior: O JAZZ DE 'A' A 'Z' DE NOVA ORLEANS
Próximo Texto: Cafe Maspero é um refúgio hippie
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.