São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Mississippi é manancial da cultura créole

EDSON FRANCO
DO ENVIADO ESPECIAL A NOVA ORLEANS

O rio Mississippi é o grande manancial da cultura de Nova Orleans. Por meio dele chegaram os primeiros aventureiros, conquistadores e escravos à cidade. Antes dos europeus, a Louisiana era a terra dos índios Choctaw.
As primeiras casas de Nova Orleans foram construídas por presidiários franceses. Para amenizar a tarefa deles, o rei francês enviou 88 prostitutas parisienses. Com a nomeação de Pierre Cavagnal de Vaudreil para governador da Louisiana em 1742, começou a tradição musical em Nova Orleans.
Ele importou o hábito católico de promover bailes e paradas nas datas que precedem a Páscoa. Nascia o Mardi Gras.
Diferentemente de outros Estados do sul dos EUA, os escravos de Nova Orleans levavam uma vida relativamente digna.
Desde 1724, vigorava na Louisiana o Black Code, lei que obrigava os colonos a conceder folga aos domingos, permitia casamentos entre negros e possibilitava a libertação de escravos.
Alguns colonos adotavam escravas como dama de companhia. Eventualmente, os colonos engravidavam as escravas. Os filhos resultantes eram considerados livres. Esse é o embrião da população créole.

Texto Anterior: <UN->Cidade tem pacotes a partir de US$ 184<UN>
Próximo Texto: Cruzeiro pelo rio é clichê obrigatório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.