São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
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Reformatório foi escola musical de Armstrong

Trompetista foi preso por dar tiros para o alto em 1913

EDSON FRANCO
DO ENVIADO ESPECIAL A NOVA ORLEANS

Ninguém foi tão influente e "pai" de tantas matérias no jazz como Louis Armstrong (1900-1971). Ele foi o primeiro músico a criar novas melodias sobre a estrutura harmônica original das músicas enquanto solava.
Como cantor, popularizou o scat (canto onomatopéico, sem palavras). Sua voz rouca virou parâmetro. Tanto é que o pianista Earl Hines disse que havia cantores que rezavam para pegar um resfriado e cantarem como Armstrong.
Durante o réveillon de 1913, Armstrong entrou em casa, pegou a arma de um de seus vários padrastos e deu tiros para o alto.
Foi preso e passou 18 meses em um reformatório para delinquentes que, diga-se, era um resort se comparado a sua casa. Lá, aprendeu a tocar corneta.
Em 1930, associado ao empresário Joe Glaser, Armstrong passou a gravar temas populares, como "Ain't Misbehavin"'. Dois anos depois, um repórter deu a Armstrong o apelido de "Satchmo", corruptela de satchel mouth (boca de sacola).
O trompetista conheceu seu último momento de glória em 1969, quando gravou a trilha sonora do musical "Hello, Dolly". Morreu dois anos depois, enquanto dormia. Havia sofrido um ataque cardíaco oito meses antes.

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