São Paulo, sábado, 23 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universal processa Globo por danos morais

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

A Igreja Universal do Reino de Deus ingressou na Justiça com ação civil indenizatória por danos morais contra a Rede Globo devido à minissérie "Decadência". A diretora do Departamento Jurídico da igreja, Maria de Almeida, disse que não mencionou o valor da ação, a ser calculado pelo juiz.
Segundo Almeida, o bispo Edir Macedo, líder da igreja, "lamenta profundamente agressões gratuitas contra os evangélicos, que querem apenas levar a palavra de Deus a todo o mundo".
A minissérie, que terminou ontem, retratou a história de um pastor corrupto que enriquece à custa da exploração de seus fiéis.
"O bispo me deu autorização para tomar as medidas que julgasse cabíveis", disse Almeida, que cuida dos interesses jurídicos de Macedo há dez anos. Segundo ela, existem provas de que o protagonista da minissérie, Mariel, foi inspirado em Macedo.
Almeida citou reportagem da Folha de 9 de setembro mostrando que trechos de uma entrevista dada pelo bispo em 1990 foram reproduzidos no livro "Decadência", de Dias Gomes. O livro deu origem à minissérie. Os mesmos trechos foram exibidos por "Decadência" na semana passada.
A ação foi proposta na quarta-feira passada na Justiça paulista. Um juiz examina se formalmente a ação está correta e, nesse caso, faz uma comunicação à TV. O advogado José Américo Buentes, da Rede Globo, disse que a emissora só se manifestará após receber notificação judicial. Segundo ele, "a minissérie é uma obra de ficção".
Almeida disse que a Universal procurou outras igrejas evangélicas para processar a Globo: "Não queríamos entrar sozinhos para não dizer que vestimos a carapuça, mas consideramos que as agressões são graves e que não podem ficar sem resposta".
"Vimos que até os cultos retratados na minissérie são semelhantes aos da nossa igreja", afirmou.

Texto Anterior: Associação critica minissérie 'Decadência'
Próximo Texto: Veja os preços dos cinemas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.