São Paulo, sábado, 23 de setembro de 1995
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Tráfego pode melhorar com o túnel sob o Ibirapuera

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O túnel sob o parque Ibirapuera -batizado pelo prefeito Paulo Maluf (PPB) de Complexo Viário Ayrton Senna- terá efeito sobre algumas avenidas que ligam a região central às zonas sul e oeste.
A previsão é do diretor de Operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Nelson Maluf El-Hage.
Segundo ele, as avenidas Rebouças, Brigadeiro Luís Antônio e 9 de Julho -além de ruas no bairro do Itaim (zona oeste)- terão redução do volume de tráfego.
"O túnel vai atrair muitos carros. A avenida 9 de Julho e outras vias ficarão com um trânsito melhor." De acordo com El-Hage, a avenida 23 de Maio não ficará saturada. "O tráfego se equilibra."
A CET dispõe de dados sobre o volume de tráfego na área no entorno do túnel. Dez mil veículos por hora, nos períodos de rush, passam pela avenida 23 de Maio no sentido centro-bairro.
Na avenida Pedro Álvares Cabral, no sentido Pinheiros, o volume de tráfego é de 2.300 veículos por hora. Na avenida República do Líbano, no sentido centro-bairro, o volume de tráfego também é de 2.300 veículos por hora nos períodos de rush.
A avenida Juscelino Kubitschek -para onde os carros que saem do túnel serão encaminhados- já recebe cerca de 3.900 veículos por hora, no sentido centro-bairro.
"A área sofrerá um grande impacto com a obra. Vamos ter que mexer em 80 semáforos nessa área de influência", disse El-Hage.
Polêmica
O túnel sob o parque Ibirapuera é uma das obras mais polêmicas da gestão do prefeito Paulo Maluf.
Os ambientalistas não queriam a construção do túnel. O Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) fez uma série de exigências para permitir a realização da obra.
O parque Ibirapuera é tombado pelo patrimônio histórico.
Dados da Câmara indicam que, desde o início do governo Maluf, já foram gastos R$ 282 milhões no túnel sob o parque Ibirapuera, já incluindo aí a escavação do segundo túnel e os equipamentos.
(CA)

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