São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Recepção; Ambição ilimitada; Partido-ônibus; Entre amigos; Pressa e perfeição; Várias frentes; Negócio do Brasil; Sem enrolar; Causa própria; Trilhos

Recepção
Pelos humores de diplomatas brasileiros em Washington, Itamar Franco parece muito próximo de ser nomeado por FHC para a representação do Brasil na Organização dos Estados Americanos.

Ambição ilimitada
O PSDB trai o PFL, flerta com o PTB, esvazia o PPB, racha o PMDB e acena para a esquerda. Tudo por um desejo: desbancar os pefelistas como segundo partido, nomear relatores e eleger o presidente da Câmara em 97.

Partido-ônibus
Na sanha de crescer, os tucanos arrancaram a catraca da porta do partido. Entra quem quer. Pior para o governo: subtraem deputados de legendas aliadas, como o PPB e o PFL. O PSDB cresce, mas a base governista continua igual.

Entre amigos
Pelos ataques aos ninhos alheios, líderes aliados já dizem no Congresso que os tucanos estão se mostrando aves de rapina. Para acalmar os ânimos na base de FHC, haverá em breve reunião dos líderes governistas.

Pressa e perfeição
Caciques do novo PPB já se conformam: o partido, que nasceu com 85 deputados, deve minguar para 74 ou 75. Além do assédio de PSDB e PFL, contribuiu a ação de Maluf, que não ouviu ninguém antes de fundir PPR e PP.

Várias frentes
Na ofensiva para crescer, o PSDB investe em Roraima. Lá, os tucanos conversam com seis dos oito deputados. Também há adesões em vista no Rio, Rio Grande do Sul, Minas e Santa Catarina.

Negócio do Brasil
Delfim Netto (PPB) atira contra o Banco Central: "O governo deposita reservas em um banco do exterior, recebendo 6% a 7% de juros ao ano. Daí, este banco aplica o dinheiro no Brasil, onde o governo paga 26% ao ano".

Sem enrolar
Aliados de FHC não gostaram de saber que a comissão que analisa a reforma previdenciária quer estender seu prazo de funcionamento, o que atrasaria a tramitação. Luís Eduardo (PFL-BA), no entanto, já avisou que não topa.

Causa própria
Os quase 140 deputados que são pré-candidatos a prefeito têm sido os mais entusiasmados em assinar a proposta que impede o Fundo Social de Emergência de abranger recursos do Fundo de Participação dos Municípios.

Trilhos
O governo paulista negocia dois empréstimos externos (um na Espanha e outro do Banco Mundial) para melhorar o serviço dos trens urbanos de São Paulo. Com a eleição municipal à vista, os tucanos buscam algo para mostrar.

Próximo Texto: Fora da previsão; Não fecha; Encontro de gigantes; Novos rumos; Motor da economia; Bote salva-vidas; Preocupação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.