São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organização impressiona coronel da PM

ESPECIAL PARA A FOLHA

O novo comandante do policiamento militar do interior, coronel Valdemar Lopes, teme que a PM possa fazer muito pouco para coibir as invasões de terra.
"Só tomamos conhecimento da invasão quando ela já ocorreu. Aí, só nos resta aguardar para fazer cumprir eventuais mandados judiciais de reintegração de posse", diz.
No cargo há menos de uma semana, Lopes não vê com bons olhos a maneira de agir do MST. "A invasão de terras é um esbulho possessório, crime previsto na lei. A polícia não pode concordar com esses métodos e sempre vai agir para garantir o cumprimento da lei", diz.
Lopes se diz impressionado com a forma de organização do MST. "As invasões são sempre muito bem planejadas e executadas. Tudo é feito no mais absoluto sigilo e eles se valem do efeito surpresa", afirma.
Ele diz não defender o uso da violência por parte dos fazendeiros para garantir suas propriedades, mas não disfarça sua preocupação.
"A própria lei prevê o direito de defesa da propriedade, até com o uso da violência. Nosso receio é que essa defesa passe a ser exercida pelos fazendeiros, gerando conflitos de consequências imprevisíveis", diz.

Texto Anterior: Movimento é criminoso, diz pecuarista
Próximo Texto: Reforma de FHC pode demorar 250 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.