São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Secretárias ganham status de executivas

CARLA ARANHA SCHTRUK; MARIA SANDRA GONÇALVES; ANA PAULA NACIF
DA REPORTAGEM LOCAL

Mas o perfil da secretária não foi só o que mudou nos últimos dez anos -a profissão foi regulamentada no Brasil em 1985.
No Dia da Secretária (30 de setembro), elas terão algo mais para comemorar: a valorização salarial.
Agora, também mais bem preparadas -com os vários cursos disponíveis-, chegam a ganhar salários que superam os de gerentes de nível médio nas empresas.
"Interpretamos como uma conquista o fato de hoje uma secretária ganhar mais de R$ 5.000 por mês", afirma Maria Elisabeth D'Elia, 44, diretora do Sinsesp (Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo).
Lucia Helena Silva Serri, 33, do Banco Itamarati, secretária do megaempresário Olacyr de Moraes, 64, é uma das que comemoram.
Com um salário de R$ 6.000 mensais, a supersecretária dribla telefonemas indesejáveis com a mesma desenvoltura com que assessora reuniões de negócios.
"Não sou uma simples secretária, mas uma assistente. Preciso acompanhar meu chefe no que for necessário", explica Lucia.
"Tenho de entender de consultoria financeira", afirma Ornella Bonato, 23, da Trevisan Consultores e Auditores, que também participa de reuniões na empresa -ela não quis revelar seu salário.
Para a consultora Elisabeth Martins Santos, 35, da Benatti & Associados, a tendência é de a secretária assumir menos papéis burocráticos. "Ela já resolve problemas, atende clientes e mexe com a área de comércio exterior."

Colaboraram MARIA SANDRA GONÇALVES, da Reportagem Local, e ANA PAULA NACIF, free-lance para a Folha.

LEIA MAIS
sobre secretárias na pág. 6-2.

Próximo Texto: FIQUE POR DENTRO DA PROFISSÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.