São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo BMW série 5 traz desempenho superior

GRACILIANO TONI
ENVIADO ESPECIAL À ÁUSTRIA

O departamento responsável pelo desenho dos novos BMW série 5 fez um bom trabalho. Além de aproximar as linhas do carro das adotadas na série 3 -maior sucesso de venda da marca-, conseguiu disfarçar muito bem seu tamanho.
O série 5 tem dimensões muito próximas às do Chevrolet Omega, maior carro nacional. Olhando de fora, o BMW parece menor.
O disfarce do tamanho não pára por aí. Dirigindo, o série 5 dá ao motorista a sensação de estar em um carro mais curto e leve. Ele é mais equilibrado em curvas fechadas e em frenagens do que outros modelos de seu porte e peso.
Ajuda muito o sistema de direção -perfeito. Nunca cansa o motorista em manobras de estacionamento e reage com naturalidade em qualquer situação nas estradas. Quem está dirigindo sempre sabe onde estão as rodas.
O ponto negativo fica por conta de que a outra sensação de tamanho seja a de aperto do espaço para os ocupantes do carro. Na frente, o problema está no painel, que fica muito perto dos passageiros.
Na verdade, há sobra para ombros e braços -mesmo assim, o cotovelo direito bate no console central em trocas para segunda e quarta marchas.
Atrás, falta espaço para o terceiro passageiro. O túnel da estrutura do carro necessário para a passagem do eixo cardã -transmite o movimento do câmbio ao eixo traseiro, que permite ao carro se mover- torna desconfortável a parte central do assento.
A Folha avaliou as versões 523i, com motor de 2.300 centímetros cúbicos (cc) e 170 cavalos-vapor (cv), e a 528i (2.800 cc e 193 cv). Ambas têm desempenho de sobra.
Os motores, basicamente iguais, são silenciosos e potentes. Conseguem acelerar o carro mesmo em quinta marcha desde rotações muito baixas.
Com isso, é preciso trocar menos de marcha, o que aumenta o conforto no trânsito urbano.
Mas é nas estradas que o série 5 mostra do que é capaz. Em trechos de serra, o motor tem potência suficiente para manter os pneus agarrados ao piso, acelerando com força, depois de freadas fortes -e equilibradas- antes das curvas.
Em auto-estradas de bom traçado, o 523i chega com facilidade a 220 km/h. Mesmo à velocidade máxima, há muito pouco ruído. Como ele, o 528i é impecável, mesmo andando a 240 km/h.
Os novos BMW custam a partir de R$ 40 mil na Alemanha. Não há previsão de preço para o Brasil.

Texto Anterior: Buggy é opção barata para dias quentes
Próximo Texto: Carros estão entre os menos visados por ladrões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.