São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
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Posto em MG vira referência para caminhoneiros no país

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Um posto de gasolina de Belo Horizonte (MG) deixou de ser unicamente um ponto de abastecimento e se transformou em um centro de assistência e serviços para caminhoneiros que estejam em qualquer parte do país.
O Bel Posto, no km 8,5 do anel rodoviário de Belo Horizonte, ajuda gratuitamente caminhoneiros em tarefas particulares, oferece serviços bancários, de mensagens e mantém uma central de recados.
Faz também campanhas educativas, como a da Aids (distribuição de camisinhas) e a do Programa de Qualidade de Vida do Caminhoneiro (veja texto ao lado).
O posto vende cerca de um milhão de litros de óleo diesel por mês. É o maior em vendas da Atlantic em Minas e 75% dos seus clientes são caminhoneiros.
Funciona numa área de aproximadamente 8.000 metros quadrados -oito campos de futebol.
Em média, três caminhoneiros confiam diariamente ao posto carnês e contas para pagamento e dinheiro para ser enviado às famílias, em qualquer parte do país, afirma a proprietária Maria Josefina Jannuzzi Moreira, 53.
Um recibo é emitido para o caminhoneiro como garantia de que o dinheiro foi deixado lá.
"Meus 18 funcionários e os três gerentes são treinados e orientados para atender os caminhoneiros bem e com carinho", diz Maria.
O posto funciona ainda como central de recados. "Muitas vezes, um caminhoneiro pega outra carga e não tem como comunicar à família que está indo para outro lugar. Se alguém ligar, informamos seu destino", explica Moreira.
O serviço conta também com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal. Caso uma empresa ou os familiares do caminhoneiro tenham necessidade de localizá-lo, os postos da polícia nas rodovias são acionados e o recado, transmitido.
Todos os motoristas-clientes se utilizam de um cartão do Bel Posto, no qual constam nome, endereço, tipo sanguíneo e telefone.
Quando há problema com o caminhoneiro, o posto solicita que seja comunicado para ajudar nas providências a serem tomadas.
"Em casos de acidente ou doença, somos informados e buscamos ajuda junto à Polícia Rodoviária, delegacias e hospitais", diz a dona do posto.

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