São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio defende flexibilização de leis que regulam trabalho adolescente

DA SUCURSAL DO RIO

O juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio, Siro Darlan, defendeu ontem a criação de mecanismos legais que facilitem projetos de iniciação profissional para adolescentes.
Segundo ele, alguns desses projetos têm sido ameaçados por exigências do Ministério do Trabalho, que cobra das empresas o cumprimento de todas as garantias legais, principalmente a assinatura da carteira de trabalho.
Para Darlan, deveria haver uma flexibilização das leis que regulam o trabalho para adolescentes. Isso, segundo ele, para permitir a continuidade desses projetos e, ao mesmo tempo, evitar a exploração do trabalho dos jovens.
"O problema é que temos de oferecer ao jovem uma alternativa ao crime", afirmou Darlan.
Segundo ele, jovens beneficiados por programas como esses são muitas vezes semi-analfabetos, que teriam dificuldades em conseguir empregos.
Darlan participou ontem no Rio de um fórum contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente. O encontro foi promovido pela Procuradoria Regional do Trabalho.

Texto Anterior: Representante do MEC diverge de educadores
Próximo Texto: Bateau Mouche vai virar ferro-velho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.