São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passaportes abrem crise em Hong Kong

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governador de Hong Kong, Chris Patten, pediu mais uma vez que o Reino Unido assegure o direito de moradia e trabalho a 3,3 milhões de habitantes do território.
Hong Kong é uma colônia britânica que volta ao domínio da China a partir de julho de 1997. Seus moradores possuem o passaporte British Dependent Territories Citizen (Cidadão de Territórios Dependentes do Reino Unido), que lhes permite viajar, mas não dá direito a viver na Inglaterra.
Os comentários feitos por Patten à TV BBC, no domingo, irritaram os chineses. "O pedido é o mesmo que rasgar a declaração conjunta de britânicos e chineses sobre a transferência de Hong Kong a Pequim", afirmou Chen Zuoer, chefe da delegação chinesa nas conversações sobre o futuro da região.
Michael Howard, secretário britânico do Interior, descartou qualquer possibilidade de seu país conceder o status de moradores aos habitantes da colônia.

Texto Anterior: Bósnia recua e decide participar de reunião de paz hoje nos EUA
Próximo Texto: Julgamento de O. J. entra na fase final
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.