São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 1995
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Prefeitura estuda mudar traçado da nova Faria Lima

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Antes mesmo de inaugurar a nova Faria Lima, a Prefeitura de São Paulo já prepara mudanças no traçado da avenida.
A Câmara Municipal deve apreciar nesta semana, em segunda votação, um projeto de lei do Executivo que prevê a desapropriação de aproximadamente 60 imóveis em Pinheiros (zona oeste).
A avenida passaria à direita do terminal de ônibus que existe hoje no largo da Batata, no sentido da Rebouças para a Pedroso de Morais. Com isso, o terminal seria remodelado. Um estacionamento subterrâneo com aproximadamente 500 vagas está no pacote.
A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) não tem estimativa de custo para o projeto nem tampouco uma previsão de quando as obras devem começar.
O secretário de Vias Públicas, Reynaldo de Barros, que acumula o cargo de presidente da Emurb, disse que o governo municipal ainda não decidiu se o projeto sai mesmo do papel.
Para Barros, seria mais racional fazer tudo ao mesmo tempo.
Os técnicos da Emurb alegam que o estacionamento subterrâneo teria uma tríplice função. Ele alimentaria o terminal de ônibus, a estação de metrô e o comércio do largo da Batata.
As desapropriações na rua do Sumidouro e na Eugênio de Medeiros -de acordo com os técnicos- são necessárias para rearranjar o sistema viário.
Os ônibus que saem hoje de Pinheiros em direção ao Butantã, em vez de seguir pela avenida Eusébio Matoso, fariam o trajeto pelas ruas do Sumidouro e Eugênio de Medeiros, atravessando o rio Pinheiros pela ponte Bernardo Goldfarb.
Isso traria mais fluidez ao trânsito na Eusébio Matoso, cuja faixa da direita, no sentido centro-bairro, fica ocupada por uma "parede de ônibus" nos horários de pico.
Barros informou ontem que a inauguração da nova Faria Lima no trecho de Pinheiros, entre o largo da Batata e a avenida Pedroso de Morais, acontecerá entre os dias 20 e 24 de outubro.
"A confirmação da data está dependendo da agenda do prefeito", afirmou o secretário.
Ele disse ainda que a prefeitura vai recapear a avenida entre o largo da Batata e a Rebouças.
O trecho entre a avenida Cidade Jardim e a Hélio Pellegrino deve ficar pronto só no começo do 96.
O custo da nova Faria Lima, já incluindo as desapropriações, mas sem a mudança de trajeto, deve fechar em cerca de R$ 105 milhões.

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