São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Países exportadores de café se reúnem para implantar associação

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

Representantes de 30 países exportadores de café, em reunião realizada ontem em Londres, deram importantes passos para a implantação da Associação dos Países Produtores de Café (APPC), criada em 1993 por acordo assinado em Brasília.
No encontro, foram preenchidos os requisitos legais para a existência da associação, já que 9 dos 30 países-membros, responsáveis por 70% das exportações mundiais do produto, já ratificaram o acordo em seus respectivos parlamentos, entre eles o Brasil.
A APPC, cuja sede será em Londres, foi criada com o objetivo de segurar os preços do café no mercado internacional, principalmente por meio do "plano de retenção", que estabelece limites para a oferta de café por parte dos países produtores.
O plano estabelece que a quantidade de café no mercado não pode superar 15 milhões de sacas a cada três meses. A cota do Brasil é de 1 milhão de sacas por trimestre.
Nos últimos dois anos, o "plano de retenção" provocou a redução do estoque de café nos países consumidores de 20 milhões de sacas para 10 milhões de sacas.
Segundo o embaixador do Brasil no Reino Unido, Rubens Barbosa, reeleito ontem presidente da associação, o preço do café hoje é cerca de três vezes superior ao valor quando da criação da APPC.
O embaixador não soube explicar, no entanto, os motivos das recentes quedas na cotação do produto. "O mercado está se comportando de maneira errática".

Texto Anterior: Banco Daiwa anuncia rombo de US$ 1,1 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.