São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Fazendeiros vão à Justiça

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO PONTAL DO PARANAPANEMA

Os fazendeiros do Pontal do Paranapanema decidiram entrar na Justiça, a partir de hoje, contra a decisão do governo paulista de se apossar de 5.000 hectares de terras ocupadas por dez fazendas de Mirante do Paranapanema (640 km a oeste de São Paulo).
Esses 5.000 hectares equivalem a 30% do total das terras das dez fazendas. O governo de São Paulo tomou posse das áreas por intermédio de liminar concedida pela juíza Catarina Estimo.
O Estado obteve a posse das terras por meio de "tutela". Com esse mecanismo legal, ele evitou o pagamento imediato de indenizações aos fazendeiros.
Nessas terras, o governo afirma que que foram assentadas 1.278 famílias em três dias.
Justiça
O primeiro mandado judicial contra a posse das terras foi apresentado pelo fazendeiro Armando Lazzarini, dono da Fazenda Haroldina, na última terça-feira no Tribunal de Justiça de São Paulo.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Célio Romero de Souza, o mandado foi negado.
"O tribunal negou uma decisão imediata, mas informou que vai analisar a situação, o que demandará tempo, e isso não nos interessa", afirmou Souza.
Segundo ele, os fazendeiros devem ingressar com mandados de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília.
Os fazendeiros vão argumentar que a forma como o governo estadual se apossou das terras é inconstitucional.
Souza é dono de uma das dez fazendas escolhidas pelo governo de São Paulo para serem utilizadas em assentamentos. Ele é proprietário da Fazenda Santa Rosa, que tem 680 hectares.
"Nós temos confiança que a Justiça vai entender que houve uma trapalhada no caso da tutela e nos devolverá as terras", afirmou o fazendeiro.

Texto Anterior: Festa no Pontal tem churrasco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.