São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogada não inspirou cigana, diz Glória Perez

PAULO CÉSAR CASTRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A autora da novela da TV Globo "Explode Coração", Glória Perez, disse ontem que a personagem Dara (Tereza Seiblitz) não é inspirada na vida da advogada cigana Mirian Stanescon Batuli de Siqueira, 48.
Mirian conseguiu na última sexta-feira uma liminar que proíbe a TV Globo de levar ao ar os capítulos 50 e 51 (hoje e amanhã), em que Dara perde a virgindade com o personagem Júlio Falcão (Edson Celulari) antes do casamento.
Dois oficiais de Justiça estiveram anteontem na sede da TV Globo, no Jardim Botânico (zona sul do Rio), e no Projac, estúdios da emissora em Jacarepaguá (zona oeste), para apreender as fitas com os capítulos. Acabaram apreendendo apenas os "scripts" da novela.
Glória Perez disse que quando esteve com Mirian, há cerca de dois meses, já tinha prontos seis capítulos da novela, inclusive aqueles em que a personagem Dara perdia a virgindade. A autora disse ainda que começou a produzir a novela em 1987.
Segundo Glória, a personagem Dara é inspirada na vida de uma cigana de Copacabana (zona sul), cujo nome disse não lembrar.
A autora da novela disse ainda que a personagem não está negando as tradições ciganas, mas mostrando que é possível uma cigana ir contra essas tradições.
Os personagens da novela, segundo ela, são baseados em ciganos de São Paulo e de Campinas. Mirian é do Rio de Janeiro.
Mirian disse que há na TV Globo um boletim de programação que comprova que o personagem é baseado em sua vida. Ela disse que não se importará com o personagem da novela quando Glória Perez assumir publicamente que Dara não é inspirada nela.
"Ela pode colocar a Dara até num prostíbulo. Antes disso, não aceito que o personagem denigra minha imagem e as tradições de meu povo." Mirian afirma que casou virgem, aos 32 anos.
Mio Vassicth, 54, membro do Kris-Romani -tribunal que julga os ciganos-, disse que "a novela retrata bem a realidade dos ciganos e serve para que as ciganas não caiam no erro da Dara".
A Folha procurou ontem a direção da TV Globo, mas foi informada que os diretores viajaram e somente hoje se pronunciarão.

Texto Anterior: Faltas vão acabar, diz coordenador
Próximo Texto: Psiquiatra vai orientar Vera Fischer durante depoimento sobre agressão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.