São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patrulha indígena vai policiar reserva no PR

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

A administração regional da Funai em Guarapuava criou uma patrulha indígena para proteger a reserva de Mangueirinha (sudoeste do Paraná), situada em uma área de 17 mil hectares.
Um grupo de 13 índios guaranis e caingangues foram treinados para o patrulhamento da reserva.
Três postos de fiscalização na BR-373, que corta a reserva, foram instalados pela Funai (Fundação Nacional do Índio) em convênio com o governo do Paraná.
O objetivo é orientar os usuários da rodovia sobre a cultura indígena e a necessidade de preservação da reserva. Em cinco aldeias, a reserva de Mangueirinha abriga 1.080 caingangues e 450 guaranis.
Ainda neste mês, o governo do Paraná e a Funai vão definir as atribuições legais dos patrulheiros índios.
Eles deverão ter poder de polícia, mas vão usar uniformes diferentes das fardas da Polícia Militar, para que sejam identificados como índios.
Segundo Neuro Batisteli, do Departamento de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente da Funai, a patrulha pretende "pôr fim às invasões das terras dos índios por exploradores de madeira".
Em operação com a Polícia Federal e as polícias do Paraná, a Funai expulsou em outubro 120 famílias de invasores da reserva.
Os invasores plantam roças nas áreas indígenas e exploram, ilegalmente, a reserva de araucária (pinheiro do Paraná) existente nas terras dos índios.
A reserva nativa de araucária da Mangueirinha é considerada a maior do mundo.

Texto Anterior: Mamonas invadem Carnaval baiano
Próximo Texto: Chuva mata 1 e deixa desabrigados no ES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.