São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996 |
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Mantenha o carro em ordem em 96
MARCELO TADEU LIA
Verifique os prazos médios para troca e verificação de componentes mecânicos, filtros e fluidos, que estão especificados no manual do proprietário do veículo (confira alguns prazos no quadro ao lado). Um check-up rápido pode começar pelo sistema de iluminação do veículo: ligue as luzes das lanternas e verifique se alguma lâmpada está queimada. O mesmo procedimento deve ser feito com os piscas, luzes do alerta e de ré. Verifique depois as palhetas do limpador de pára-brisa -nesta época do ano são mais utilizadas, por causa das chuvas de verão. As palhetas não podem estar com as borrachas ressecadas, para não prejudicar a limpeza do pára-brisa. Segundo determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os pneus devem ter sulcos da banda de rodagem (parte que fica em contato com o chão) com mais de 1,6 mm de profundidade. Bolhas e cortes grandes indicam a necessidade de troca. Aproveite e veja se os pneus apresentam desgaste irregular. Se isso ocorrer, o carro pode estar com falta de alinhamento e balanceamento -ou mesmo com má conservação dos componentes da suspensão. Falta de alinhamento e balanceamento ocasiona perda de estabilidade, principalmente nas curvas acentuadas. Veículo puxando para um dos lados ou com as rodas tortas (voltadas para dentro ou para fora de seu eixo) são sinais de ausência de alinhamento e balanceamento. O reparo é rápido e custa entre R$ 30 e R$ 50, em oficinas especializadas. Amortecedores e molas -pertencem ao conjunto da suspensão- em mau estado comprometem a segurança do veículo. Quando estão em perfeito estado de uso, os amortecedores mantêm os pneus por mais tempo em contato com o chão. Já as molas absorvem os primeiros impactos da roda com o piso. Para saber se o carro apresenta problemas na suspensão, verifique a existência de ruídos metálicos próximos às rodas. Falta de estabilidade e carroceria inclinada são outros sintomas. Os freios também exigem uma inspeção mais cuidadosa. Pedal baixo ou duro pode significar problemas. Pastilhas gastas, além de danificar os discos, produzem um forte chiado ao acionar o pedal de freio. E, principalmente, reduzem a eficiência do sistema. Texto Anterior: Polícia informa sobre estradas; Crianças devem ficar no banco traseiro; Polícia recomenda cuidado nas serras; O NÚMERO; Motorista bêbado será preso em flagrante Próximo Texto: VEJA O QUE CHECAR NO VEÍCULO Índice |
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