São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça libera cenas de sexo entre Dara e Júlio em 'Explode Coração'

CLÁUDIA MATTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, O desembargador José Rodrigues Lema, cassou a liminar que proibia a Rede Globo de exibir os capítulos de ontem e de hoje da novela "Explode Coração", com cenas de sexo entre a cigana Dara (Teresa Seiblitz) e o empresário Júlio Falcão (Edson Celulari).
A liminar censurando as cenas foi obtida pela advogada Miriam Stanescon Batuli de Siqueira, 48, que também é cigana e diz ter inspirado a personagem Dara. O sexo antes do casamento é proibido pela tradição cigana..
No pedido de liminar acatado pelo juiz Gilberto Dutra Moreira, Mirian afirma se casou virgem, e que a perda da virgindade da personagem seria uma ofensa moral.
Ontem o primeiro pedido da cassação da liminar, feito pela Globo, foi negado pelo juiz Pedro Tonnera. A decisão final do desembargador Rodrigues Lema saiu depois das 20h, poucos minutos antes do capítulo entrar no ar.
A Globo exibiu normalmente a cena em que Dara e Júlio começam a transar no final do capítulo. Os dois personagens se encontraram à noite na praia, quando Dara acabava de sair da água com o vestido colado no corpo.
Eles se beijaram e, em seguida, começaram a tirar a roupa-a iniciativa partiu da própria cigana.
O desembargador considerou que a exibição da cenas não traria dano irreparável a Miriam Stanesdano. O dano irreparável, segundo o desembargador, é pré-requisito para a concessão da liminar.
A advogada disse que processará a Globo por perdas e danos e reclamou da deisão da 10ª Câmara. Glória Perez afirma que Dara não é inspirada em Miriam. Ontem cerca de 40 ciganos se reuniram em frente ao Fórum do Rio e se manifestaram a favor da autora.

Texto Anterior: MAM se prepara para a exposição de Joan Miró
Próximo Texto: Cliente deve checar agência de viagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.