São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TJ quer criar juizado criminal

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O Tribunal de Justiça do Pará enviou à Assembléia Legislativa a proposta de criação de juizados especiais criminais.
"Com a autorização da Assembléia, estaremos funcionando já em fevereiro", disse o juiz Paulo Frota, coordenador dos juizados especiais no Estado.
Segundo a proposta do tribunal, todos os atuais 37 juizados de pequenas causas do Estado -cinco em Belém e 32 no interior- seriam transformados em juizados especiais cíveis e criminais.
Atualmente, são aceitos pelos juizados somente pequenas causas da área cível, como ações de despejo, disputa de bens e objetos ou pagamento de dívidas.
Atualmente, casos de crimes leves, como pequenos furtos ou agressões simples, não são apreciados por esses juizados .
A ampliação da competência para juizados cíveis e criminais foi autorizada pela lei federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995.
"Pequenos crimes receberão penas alternativas, como trabalhos na comunidade. Assim, tiramos os ladrões de galinha do meio de estupradores e assassinos nos presídios", disse o juiz.
(EM)

Texto Anterior: Cai taxa de mortalidade infantil no CE
Próximo Texto: Cidade introduz uso de ervas na rede de saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.