São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jato de tinta produz cópias com nitidez

ONOFRE TRINDADE JR.; ROSANE MINGHIM
ESPECIAL PARA A FOLHA

A HP CopyJet é uma impressora em cores com tecnologia jato de tinta que inclui dispositivo para digitalizar imagens, permitindo que seja utilizada também como copiadora colorida.
Como copiadora, embora não apresente a qualidade de uma máquina convencional, a CopyJet chega a surpreender. Produz cópias em preto-e-branco com clareza e coloridas com boa fidelidade.
As cores são vibrantes e podem ser ajustadas individualmente por meio de recursos no painel frontal. Há uma tecla só para cópias em preto-e-branco, o que agiliza o processo e economiza tinta colorida. A CopyJet admite redução e ampliação de originais.
A resolução obtida nas cópias mostra uma granulação que não está presente nos originais. As letras das cópias em preto-e-branco exibem essa granulação na forma de contornos não-regulares.
Nas cópias coloridas, a granulação é observada com clareza nos tons com intensidade média, na forma de uma infinidade de "pontos", mais visíveis de perto.
As cópias em transparências revelam a utilidade da impressora na confecção de material para apresentações. As cores obtidas são bastante nítidas.
A impressão, nesse caso, exige transparências especiais para jato de tinta. Em transparências comuns ou para copiadoras convencionais a impressão sai borrada e demora para secar.
Os melhores resultados em cópias foram obtidos com papéis de alta qualidade, especiais para jato de tinta. Entretanto, a utilização de papéis comuns resultou em impressões com qualidade bastante aceitável.
Os controles da máquina permitem bom resultado quanto à granulação e muito bom resultado de cores, mesmo com papel comum.
O uso da CopyJet como impressora jato de tinta convencional mostrou bons resultados. A velocidade de operação surpreendeu, mesmo para impressões em cores, tendo sido considerada ótima para as máquinas da sua classe. É bastante silenciosa em operação, apesar de "vibrar" um pouco, necessitando uma base firme.
Os drivers (programas para configuração) da impressora vêm em disquete, e a instalação é bastante simples, bastando seguir as instruções do folheto. É necessário um mínimo de 8,1 Mbytes em disco rígido para a instalação. Depois de instalados, drivers e fontes ocupam 5,1 Mbytes.
A simplicidade também se verifica na utilização da CopyJet. É possível escolher o idioma dos comandos no painel de controle, o que facilita o uso.
Como impressora, permite uma série de controles, podendo-se escolher: tipo, orientação e tamanho do papel, o modo ou a qualidade de impressão (Normal, Apresentação e Econômico) e o tipo de impressão quanto à cor (Automática -melhorada para cores claras e saturadas-, Manual -na qual o usuário tem controle relativo das cores- e Gray Scale -para impressão em preto-e-branco).
Com a variedade de modos, pode-se operar em diferentes qualidades de impressão, dependendo da necessidade. O controle manual se mostrou eficaz, permitindo bom ajuste para obter resultados compatíveis com os da tela.
Uma opção do programa é a possibilidade de ajuste das cores de tela. Existem três tipos de calibrador, que variam de acordo com a precisão.
Os manuais e a ajuda on line possuem uma quantidade de informações relativamente boa, deixando a desejar nos detalhes. Toda a documentação é em inglês.
A utilização independentemente do digitalizador de imagens seria desejável. Ele existe na CopyJet para fazer cópias, mas não se tem acesso à imagem digitalizada.
Em função de peso e tamanho, ela é indicada para pequenas e médias empresas com necessidade de diversos tipos de impressão.
Não foi possível avaliar custo-benefício dada a dificuldade em calcular o preço e a garantia.

ONOFRE TRINDADE JR. é mestre e doutor em física aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) e tem pós-doutoramento pela Universidade de Southampton, Inglaterra.

ROSANE MINGHIM é mestre em engenharia elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp e PhD em computação pela Universidade de East Anglia, Inglaterra.

Texto Anterior: Voz transmitida por modem
Próximo Texto: Saiba como o teste foi feito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.