São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro é uma viagem ao passado do país

DA ENVIADA ESPECIAL A MANAUS

O Teatro Amazonas foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, com a apresentação da ópera La Gioconda, de Amilcar Ponchielli.
Visitar o teatro é fazer uma viagem ao passado, ao tempo em que Manaus vivia uma extensão do "fin-de-siècle" parisiense. Na época, aconteciam as longas temporadas líricas de companhias francesas, italianas e portuguesas.
Sua história também desperta polêmica até hoje. Há quem acredite que Enrico Caruso, Sarah Bernhardt e Anna Pavlova passaram pelo seu palco.
Mas os historiadores garantem que isso nunca aconteceu, a não ser na imaginação de pessoas como o cineasta alemão Werner Herzog, que mostra Caruso se apresentando no teatro em seu filme "Fitzcarraldo".
O tempo passou, saiu de cena o ciclo da borracha e entraram a Zona Franca e o turismo ecológico. E o teatro continua como um dos pontos de referência do turismo de Manaus. O tenor italiano Luciano Pavarotti, que nunca se apresentou no Amazonas, não resistiu. Em visita de turismo ao teatro em março de 95, ele deu uma canja no palco para uma seleta platéia de turistas.

Texto Anterior: Tombada em 65, construção tem cúpula com as cores da bandeira
Próximo Texto: 'Inferno verde', dizia geógrafo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.