São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procuradoria pede quebra de sigilo bancário da igreja e seus dirigentes

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

A Procuradoria da República no Rio vai solicitar hoje à Justiça Federal a quebra do sigilo bancário da Igreja Universal do Reino de Deus, dirigida pelo bispo Edir Macedo, e de pessoas e empresas ligadas à instituição.
Por solicitação da Procuradoria, a Polícia Federal abriu, no final de dezembro, inquérito para apurar indícios de fraudes cambiais e fiscais que teriam sido cometidas pela Universal e seus dirigentes.
Eles querem analisar a movimentação, nos últimos cinco anos, das contas bancárias dessas pessoas, empresas e instituições.
Os procuradores decidiram também reforçar à Receita Federal o pedido de quebra do sigilo fiscal de pastores e empresas. O pedido já foi encaminhado pela Polícia Federal.
Miranda afirmou também que, por solicitação da Procuradoria, a PF irá convocar para depoimento o bispo da Universal Honorilton Gonçalves. Ele disse ter informações de que Gonçalves tem ofendido procuradores da República no programa "25ª Hora", transmitido pela rede Record.
"Se eu fosse o advogado dele, o aconselharia a moderar a linguagem", afirmou Miranda.
Os dois procuradores disseram que a Interpol (Polícia Internacional) foi acionada para investigar atividades da Universal na Colômbia e nos Estados Unidos.
Na Colômbia, a Interpol apura eventuais ligações entre a Universal e o tráfico internacional de drogas. Segundo a Procuradoria da República, a Interpol informou que a igreja teria comprado na Colômbia casas pertencentes a chefes do tráfico internacional de drogas. Isto seria uma forma de "lavar" o dinheiro obtido com o tráfico.
Nos Estados Unidos, a Interpol irá tomar o depoimento de Mário Justino, ex-pastor da Universal e autor do livro "Nos Bastidores do Reino".
No livro, Justino faz uma série de acusações à Universal. O ex-pastor mora nos EUA.

Texto Anterior: Igreja pretende reunir 500 mil pessoas no Rio
Próximo Texto: Música de Carnaval satiriza evangélicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.