São Paulo, domingo, 7 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caracterização de novela não é considerada fiel

BILL SOUZA
DA FOLHA SUDESTE

Ciganos de Campinas dizem que a novela "Explode Coração", da TV Globo, não retrata com fidelidade a cultura do povo.
O vestuário, a forma de trabalho, a vida em barracas e outros costumes, antes rígidos, acompanharam as mudanças da sociedade e hoje são semelhantes aos da vida dos não-ciganos, dizem.
As mulheres solteiras usam calças jeans com permissão dos pais, ao contrário do que acontece com a personagem Dara, da novela. As ciganas são obrigadas a se vestir com saias só depois de casadas.
O uso de lenços na cabeça -símbolo da mulher casada entre os ciganos- também já não tem a adesão de todas as ciganas de Campinas (99 km de SP). Muitas trocaram o lenço por uma espécie de prendedor de cabelos colorido.
Os casamentos também já não são mais "arranjados" entre as famílias há pelo menos 50 anos, segundo Giovanni Breschak.
Hoje, tanto a mulher como o homem podem escolher seus parceiros dentro da comunidade, mas os casamentos continuam a ser feitos entre os 15 e 18 anos. Não há namoro: quando um homem se declara a uma mulher, ficam noivos e casam em dois meses.
Os ciganos de Campinas deixaram a vida em barracas há 20 anos e hoje moram em casas, que não são tão decoradas como motivos ciganos como na novela.
O trabalho com cobre já não faz parte da rotina dos ciganos de Campinas, como ocorre com os personagens da novela. O único que ainda faz tachos e chaleiras com o material é o cigano Giovanni Breschak, 83, o mais velho da comunidade de Campinas.
Mas há detalhes na novela que ainda fazem parte da tradição cigana. Um deles é a que a mulher precisa manter a virgindade até o casamento. "Ficamos ofendidos com a cena em que a cigana Dara perde a virgindade", disse o pastor e líder das seis igrejas evangélicas ciganas do país, Mile Breschak, 31.
O estudo continua a ser uma das proibições. Os jovens só cursam, em geral, até a 4ª série.
(BS)

Texto Anterior: Campinas é 'vaticano' de ciganos no Brasil
Próximo Texto: EUA estudam aprovar a venda de gordura que não engorda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.