São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ordem para algemar presos pela frente provoca reação de policiais

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Os detentos de Pernambuco passaram, desde ontem, a ser algemados com as mãos para a frente ao serem conduzidos para audiências judiciais.
A determinação é do secretário de Justiça, Roberto Franca, e está provocando protestos dos agentes penitenciários pernambucanos.
Diariamente, cerca de 70 presos são levados para audiências em todo o Estado. Até a semana passada, eles eram levados algemados com as mãos para trás.
Franca disse que o objetivo é resguardar a "integridade física" dos detentos. "Com as mãos para trás, eles ficam sem condições de se segurar na viatura."
A Associação dos Agentes Penitenciários informou que vai pedir a revogação da medida.
"Isso é obra de quem quer ser bonzinho com o preso. O secretário deveria passar 15 dias fazendo escolta para ver como a coisa funciona", disse Aurineque Costa e Silva, presidente da associação.
Segundo ele, o preso algemado pela frente tem mais mobilidade, pode se apoderar de arma, atacar os agentes que o escoltam -dois por preso- e correr.
Entidades de defesa dos direitos humanos apoiaram a medida. "As algemas colocadas por trás podem até provocar o deslocamento da clavícula", disse o advogado Marcelo Santa Cruz, do Centro Dom Hélder Câmara.

Texto Anterior: Praia ganha serviço de guarda-volumes na BA
Próximo Texto: Universidade recruta homossexuais em MG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.