São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraná limita acesso à ilha do Mel

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O governo do Paraná decidiu limitar o acesso de turistas à ilha do Mel durante a temporada de verão deste ano.
Considerado um paraíso ecológico no Estado, a ilha vem sofrendo um processo de degradação nos últimos anos devido à visitação em massa de turistas.
A Secretaria de Meio Ambiente do Paraná decidiu permitir a permanência na ilha de, no máximo, 5.000 pessoas por dia.
O governo do Estado prepara um plano de gestão ambiental para os próximos anos.
Com 570 moradores fixos, a ilha sofre problemas de falta de energia elétrica e água potável. Cerca de 95% do território da ilha é considerado área de preservação permanente.
Segundo o secretário de Meio Ambiente do Paraná, Hitoshi Nakamura, a limitação do acesso tem por objetivo proteger a vegetação nativa e garantir segurança e higiene aos visitantes.
Um sistema de cadastramento de turistas já está funcionando em Pontal do Sul, no município de Paranaguá, de onde é feito o transporte para a ilha.
Para garantir que o número de visitantes não ultrapasse o limite, a Secretaria de Meio Ambiente está trabalhando em conjunto com as polícias Militar e Florestal, que coordenam o acesso à ilha.
Devido a um processo de erosão, a ilha, que tem o formato de um número oito, está sendo dividida em duas. As causas do fenômeno ainda não são conhecidas.

Texto Anterior: Deslizamentos paralisam estradas
Próximo Texto: Itaipu quer cobrar visita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.