São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercado fatura 6% mais em dezembro

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes redes de supermercados de São Paulo fecham dezembro com crescimento real (descontada a inflação) de 6% no faturamento, em relação a igual período de 94. Já o volume físico dos negócios aumentou cerca de 20% no mesmo período.
Os números, ainda preliminares, são da Associação Paulista de Supermercados (Apas) que pesquisou as vendas de dezembro junto a 14 empresas da capital.
A contrário do levantamento feito pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo, a estimativa da Apas não inclui as pequenas revendas de alimentos.
Se as projeções se confirmarem, a receita real dos supermercados paulistas nos 12 meses de 95 terá aumentado 10% sobre o ano anterior, segundo Firmino Rodrigues Alves, presidente da Apas.
"Esse resultado é muito bom." Alves conta que a expectativa, até a metade do mês passado, era faturar 2% menos em relação a dezembro de 94 e fechar 95 com uma alta de 8% sobre 94.
A reversão nos negócios ocorreu na semana que antecedeu o Natal, com a concentração das vendas a partir do dia 20.
Já nos pequenos supermercados, nem mesmo a melhora dos negócios por causa do Natal conseguiu salvar o desempenho de dezembro.
Dados do Sincovaga, que reúne as pequenas revendas de alimentos, mostram queda de 10% a 12% na receita real de dezembro de 95 sobre o mesmo período de 94.
Apesar do bom resultado de dezembro, as grandes redes estão cautelosas na reposição dos estoques. Motivo: janeiro é um mês tradicionalmente fraco.
E mais: os produtos que giraram rapidamente no mês passado foram bebidas frias, frutas e carnes -mercadorias de reposição imediata- e aqueles típicos do Natal.

Texto Anterior: Triplica saldo da caderneta
Próximo Texto: Wal-Mart de Osasco dispensa 260; Novo superintendente da Fiat assume em MG; Exportações devem crescer 7% em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.