São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decreto estimulará invasões

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Coiab (Coordenação dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira) informou ontem que está elaborando um documento de repúdio ao decreto assinado pelo presidente que dá a proprietários de terra, governos estaduais e municipais o direito de contestar desapropriações das áreas para demarcação de terras indígenas.
A Coiab é uma ONG (Organização Não-Governamental) formada apenas por lideranças indígenas. De acordo com o coordenador André da Cruz, índio cambeba, o decreto constitui um "risco de vida para os povos indígenas".
Para ele, o decreto deve estimular a entrada de garimpeiros e madeireiros nas áreas ainda não-homologadas: "Vai aumentar a invasão, a exploração e a proliferação de doenças nas terras indígenas".
Para Da Cruz, o dinheiro liberado pelo G7, destinado à demarcação de terras, também poderá ser desviado. "Eles vão gastar este dinheiro com a revisão das terras". O administrador da Funai em Manaus, Raimundo Serejo, acha que o novo decreto é um retrocesso. Para ele as pessoas que vão requerer as terras são "invasores".

Texto Anterior: Entidades tentam anular decreto de FHC
Próximo Texto: FHC decepcionou, dizem ONGs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.