São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Fuvest privilegia raciocínio na 3ª prova

DA REPORTAGEM LOCAL

As provas de biologia e geografia da segunda fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), realizadas ontem, agradaram a candidatos e professores.
Os vestibulandos fizeram o exame de geografia ou biologia, conforme a área de opção. Faltaram às provas de ontem 1.453 candidatos. O índice de abstenção foi de 9,49%. O número foi maior do que o registrado no ano passado, quando estiveram ausentes 9,24% dos vestibulandos.
Segundo o professor Clézio Morandini, coordenador de biologia do curso Objetivo, a prova foi bem elaborada.
"Os examinadores fizeram uma prova criativa, que fugiu das questões tradicionais. Eles quiseram, sobretudo, colocar o raciocínio do candidato à prova", afirmou Morandini.
A maioria dos vestibulandos considerou o exame fácil. Segundo Aline Costa Barbosa, 18, candidata ao curso de farmácia-bioquímica, as questões não apresentaram dificuldades.
"As perguntas foram bem distribuídas entre os diversos assuntos da matéria. A prova não pediaconceitos decorados e sim raciocínio", disse Aline.
O exame de geografia também agradou. De acordo com a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do curso Objetivo, a prova foi "excelente".
"Foi uma das melhores provas já realizadas pela Fuvest. As questões não foram complicadas e deram conta de boa parte da matéria", disse Vera.
Para a professora, o exame teve o mérito de fazer o candidato pensar. "As perguntas estavam bem ilustradas. Os gráficos, tabelas e mapas levam o estudante à reflexão", afirmou.
Segundo Carolina de Souza e Silva, 24, que está prestando direito, a prova foi abrangente e não se prendeu a detalhes.
"As questões pediam uma visão global de geografia, tanto em termos de Brasil, quanto de mundo", disse Carolina.
Antes do exame, Helena Mendes, 18, candidata a direito, afirmou não ter medo da prova. "A geografia básica a gente aprende ainda no ginásio. Para compreender o resto, basta usar o raciocínio", comentou.
Para sua amiga, Giuliana Tatini, 17, que presta jornalismo, a prova seria "moleza".
Hoje acontece a prova de física. Os candidatos que fazem a prova devem chegar ao local às 13h. Os portões são fechados às 13h40. Na quinta-feira, é a vez do exame de matemática.

Texto Anterior: Exame de física é hoje para cursos indicados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.