São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Fauna Carioca" mostra 50 bichos

MARA GAMA
DA REDAÇÃO

Vivi, Tangará, Gaturamo, Papa-vento, Mão-pelada. Estão todos dentro do CD-ROM "Fauna Carioca", produzido pela Fundação Riozoo. Com linguagem simples e didática, o programa é um bom começo para quem quer ter um mostruário de bichos brasileiros.
São 23 aves, nove mamíferos, oito répteis, três anfíbios, dois crustáceos, dois aracnídeos, dois insetos e um único peixe, a tainha.
Os sons vêm do Laboratório de Bioacústica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As imagens foram, em sua maioria, captadas no Jardim Zoológico do Rio. Uma menor parte delas foi registrada em ambientes originais.
Para chegar aos 50 animais do "Fauna Carioca", o usuário pode recorrer à classificação biológica, alfabética ou por habitat.
O percurso mais interessante é aquele por habitat. Começa com um mapa do Rio, onde estão demarcadas as regiões de mangue, restinga, área urbana, floresta, ambiente marinho, lagoas costeiras e área degradada. Se clicar numa dessas palavras, você poderá ver um clipe ou ler um texto sobre a região. Pode também passar diretamente para os animais.
"Fauna Carioca" não tem nenhuma pirotecnia. É linear e demonstrativo. Ao escolher o animal que quer ver, você terá uma janela com uma foto do bicho e um texto explicativo.
Na margem direita da tela, você pode escolher entre ver um pequeno clipe sobre o bicho, ouvir o seu som, salvar uma foto ou um texto para seu arquivo ou se mover para outra parte do CD-ROM.
No final de alguns verbetes, o usuário é convidado a responder sobre o animal em questão.
Imagens pequenas e pouco movimentadas são defeitos que podem ser corrigidos nas próximas versões.

Texto Anterior: Multimídia traz zôo para dentro de sua casa
Próximo Texto: Max lança CDs com fotos para ilustração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.