São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Música brasileira cai na rede

LUCIA REGIANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Prepare os seus ouvidos. A Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Dimas) da Fundação Biblioteca Nacional está começando a colocar parte de seu acervo na Internet.
Por enquanto, estão disponíveis algumas obras de compositores brasileiros como Ernesto Nazareth, Francisco Mignone, Alberto Nepomuceno e Guerra Peixe.
A "Cantiga do Ai", música de Francisco Mignone com letra de Mário de Andrade, é uma das preciosidades que podem ser pescadas pelo endereço http://pub2.lncc. br:80/dimas/dimas1.html.
A Dimas tem o maior acervo de música da América Latina. São 220 mil peças, incluindo as primeiras edições de Haydn, Mozart e Beethoven, herdadas da família real portuguesa.
Em meio físico, a Dimas dispõe de 30 mil peças, entre discos de vinil, CDs e fitas-cassete. Tudo isso, partituras e registros sonoros, estão sendo digitalizados em arquivos .midi, que permitem comunicação entre instrumentos eletrônicos e conexão com o micro.
Significa que os arquivos capturados na rede podem ser editados, visualizados ou impressos. As obras podem ser executadas integralmente ou em partes.
Pesquisas sobre o acervo podem ser encomendadas por e-mail para dimas@omega.lncc.br.
(LR)

Texto Anterior: Internet ajuda a encontrar programas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.