São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia indica islâmico para formar governo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder do islâmico Partido do Bem-estar, Necmettin Erbakan, disse ontem que foi indicado pelo presidente turco, Suleyman Demirel, para formar um novo governo.
O partido foi o vencedor das últimas eleições legislativas, no dia 24 de dezembro, levando 158 cadeiras das 550 possíveis.
"Vamos tentar completar no menor tempo possível", disse Erbakan, sobre o novo governo.
A ex-primeira-ministra Tansu Çiller, do Partido do Caminho Verdadeiro, e Mesut Yilmaz, do Partido da Mãe Pátria, com pouco mais de 260 cadeiras, prometeram boicotar o governo islâmico, mas não conseguiram chegar a acordo para a formação de governo.
Erbakan disse que os grupos vão abandonar suas objeções e entrar para o seu governo. "Há 100% de chance de coalizão."
Os islâmicos prometem renegociar a união aduaneira com a Europa, diminuir as sanções contra o Iraque e tirar aviões militares do Ocidente no país.
Se Erbakan não conseguir que seu governo seja aprovado pelo Parlamento, o presidente deve indicar Çiller, líder do segundo partido com mais cadeiras.
As últimas eleições foram convocadas depois que um governo apresentado por Çiller ter sido rejeitado pelos parlamentares.

Texto Anterior: Diana chora após sair de psicoterapia
Próximo Texto: Palestinos conseguem ajuda de US$ 1,3 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.