São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Questão do vestibular da Unicamp repete de novo trechos de apostilas

ROBERTO CARDINALLI
DA FOLHA SUDESTE

Um dos temas da prova de redação da primeira fase da Unicamp, realizada domingo pela segunda vez, já havia sido discutida e analisada em sala de aula pelos alunos do Curso Anglo e do Colégio Integral em Campinas (99 km a noroeste de São Paulo).
Segundo a direção dos cursinhos, pelo menos 900 estudantes foram beneficiados na prova. O teste de redação corresponde a um peso de 50% na avaliação para a aprovação para a segunda fase.
Em nota oficial, divulgada ontem pelo reitor José Martins Filho, a reitoria afirma que trata-se de coincidência e que o fato não tem ligação com a anulação das provas da primeira fase por motivo de suspeita de fraudes.
"A eventual ocorrência de similitudes com temas ou citações trabalhados previamente em colégios ou cursos preparatórios -especialmente quando se trata de assuntos atuais e de relevância pública- é encarada com naturalidade pela Unicamp", afirma um dos trechos da nota.
Martins Filho disse que não pretende anular novamente as provas da primeira fase e que o cronograma será mantido. O início da segunda fase está marcado para o dia 11 de fevereiro.
O tema A da prova de redação da universidade propunha que o vestibulando fizesse uma dissertação sobre a informatização na sociedade. Além do tema, trechos idênticos que serviam como apoio à redação também estavam presentes nas apostilas dos cursinhos.
Um trecho do livro do norte-americano Bill Gates "A Estrada do Futuro" era um dos repetidos. Outro era parte de um artigo de José Paulo Paes, "Admirável Mundo Novo", publicado na Folha.
Há também um parágrafo inteiro tirado da edição especial da revista "Veja" sobre computadores, repetido na prova da Unicamp e na apostila do Anglo.
Tanto a reitoria quanto a direção dos estabelecimentos de ensino negam que exista alguma ligação entre os professores e a comissão de vestibular da instituição.

Texto Anterior: 'O Livro de Jó' é a peça de SP mais premiada com Troféu Mambembe
Próximo Texto: Prova não vai ser anulada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.