São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redação da Unicamp foi tema de cursinho

ROBERTO CARDINALLI
DA FOLHA SUDESTE

Um dos temas da prova de redação da primeira fase da Unicamp, realizada pela segunda vez anteontem, foi discutida e analisada em sala de aula pelos alunos do Curso Anglo e do Colégio Integral em Campinas (a 99 km de São Paulo).
Pelo menos 900 estudantes foram beneficiados no vestibular da universidade, segundo os cursinhos. A redação vale 50% da nota na primeira fase.
Em nota oficial, o reitor José Martins Filho afirma que trata-se de coincidência e que o fato não tem ligação com a anulação da primeira prova, feita em novembro, por suspeita de fraudes.
"A eventual ocorrência de similitudes com temas ou citações trabalhados previamente em colégios ou cursos preparatórios -especialmente quando se trata de assuntos atuais- é encarada com naturalidade pela Unicamp", afirma a nota. Segundo o reitor, a prova não será anulada.
O tema A da prova de redação propunha uma dissertação sobre a informatização na sociedade. Trechos de textos elaborados pela comissão de vestibular foram publicados em apostilas. O trecho de "A Estrada do Futuro", de Bill Gates, reproduzido na prova, foi estudado nos cursinhos.
Os cursinhos também analisaram o artigo "Admirável Mundo Novo", de José Paulo Paes, publicado no caderno Mais! da Folha, um dos textos relacionados no vestibular. Na apostila do Anglo consta a mesma frase do vestibular. "Debatemos a questão. Os alunos fizeram os textos várias vezes até o padrão ideal", disse Marco Saliba, professor do Anglo.
Anulação
A prova de desenho geométrico e desenho de observação do exame de habilidade específica para o curso de arquitetura da Escola de Engenharia de São Carlos da USP foi anulada devido a um erro de formulação na 1ª questão de desenho geométrico.
Os 92 alunos presentes à prova terão de refazer o exame no próximo dia 25, às 8h. Eles serão convocados por telefone pela comissão de vestibular.

Texto Anterior: Pato Fu e Raimundos prometem pouca ousadia no Hollywood Rock
Próximo Texto: Prova não vai ser anulada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.