São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interior paulista domina 'triatlo'

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O concurso completo de equitação (CCE) pode ser considerado um verdadeiro feudo "caipira" no Brasil. Todos os oito conjuntos que disputam as cinco vagas olímpicas são do interior de São Paulo.
O CCE é composto por três provas. No primeiro dia, há o adestramento. No segundo, as provas de fundo. No terceiro, a disputa de salto. A modalidade é uma espécie de triatlo do hipismo.
A principal prova do CCE, o fundo (que inclui corridas de resistência e cross-country), é um tipo de competição que caiu no gosto do interior paulista.
Ela inclui um longo percurso ao ar livre (que pode passar de 18 km) e salto de obstáculos naturais a grande velocidade.
"O Brasil vai muito bem no cross, mas precisa melhorar no salto e, principalmente, no adestramento", afirmou Joberto Pio da Fonseca, diretor técnico da Confederação Brasileira de Hipismo.
Segundo ele, os cavalos do CCE têm de ser ao mesmo tempo extremamente técnicos e fortes. "Essa prova exige um supercavalo", disse.
Para Francisco Glicério, diretor de CCE da Federação Paulista de Hipismo, o destaque brasileiro deve ser Luciano Miranda Drubi, medalha de bronze no Pan de 95. "Ele monta uma égua, a Chilena, que é fantástica."
(HuSa)

Texto Anterior: Time só será definida em julho
Próximo Texto: EUA podem vetar animais infectados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.