São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBF propõe Brasileiro simultâneo a Estaduais

DA SUCURSAL DO RIO

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) quer reduzir o número de clubes participantes do Campeonato Brasileiro de 24 para 18 times e realizá-lo simultaneamente aos Estaduais.
Pela proposta da entidade, a competição teria jogos só nos finais de semana. Durante a semana, ocorreriam partidas dos Estaduais e da Copa do Brasil.
A proposta está sendo estudada para implantação em 1997 e segue o modelo do calendário europeu -com início em agosto e final em maio.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, apresentará o calendário em um simpósio que discutirá mudanças no futebol brasileiro, em março e abril, na cidade do Rio de Janeiro.
O encontro terá a participação das federações estaduais de futebol, que irão decidir quais mudanças serão aceitas.
A CBF não aceitou a proposta de aumentar o número de participantes na Copa do Brasil para 36 times, como queriam São Paulo, Vasco, Cruzeiro e Bahia, que estão fora da competição.
Quanto ao calendário das competições organizadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol, Libertadores da América, Supercopa e Commebol, a CBF não irá propor modificações.
Teixeira acredita que o calendário das três competições sul-americanas ajusta-se ao que será proposto pela CBF.
A confederação, no entanto, quer que a entidade sul-americana evite a participação de um mesmo time em mais de uma das competições organizadas por ela.
Aprovada a proposta de calendário da CBF, os meses de junho e julho ficarão para férias dos jogadores e para a realização de amistosos e da pré-temporada.
Para Carlos Augusto Montenegro, presidente do Botafogo, campeão brasileiro de 95, a melhor proposta de calendário para o futebol brasileiro é aquela em que os campeonatos estaduais sejam mais curtos e o campeonato nacional, mais extenso.
Teixeira assume hoje seu terceiro mandato (1996-2000) como presidente da CBF. Está entre as metas da nova gestão de Teixeira a transferência da entidade do Centro do Rio para a Barra da Tijuca (zona oeste).
Ele anunciou ainda que a seleção brasileira fará dois amistosos, em 11 e 13 de fevereiro. O primeiro adversário ainda não está definido. O segundo será a Ucrânia, em jogo a ser realizado em Uberlândia (MG).

Texto Anterior: A CARTILHA DA ARBITRAGEM
Próximo Texto: Agassi estréia com vitória na Austrália; Villeneuve supera Hill em Portugal; Campeão argentino não vai dar revanche; Suns têm 5ª derrota consecutiva em casa; Visitantes começam semifinais vencendo; Santos continua com 11 sem contrato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.