São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 1996
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Carro alagado exige limpeza especial

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Evitar que a água das fortes chuvas de verão e de inundações danifique a parte mecânica e o interior dos veículos é uma preocupação a mais para os motoristas nesta época do ano.
A combinação de água e lama pode causar sérios danos ao carro. O motorista deve evitar trafegar em trechos alagados -principalmente se a água estiver na altura da linha inferior da porta.
"Na verdade, o motorista não deve nunca atravessar locais alagados. O carro tem componentes sensíveis e não foi projetado para andar na água", diz o preparador de motores Vinicius Losacco.
Se o motor parar de funcionar -em trecho alagado ou sob forte chuva-, é desaconselhável ligar imediatamente o carro, afirma Losacco.
Ele diz que o motorista deve retirar as velas e o filtro de ar antes de dar a partida, para evitar que a água danifique ainda mais o motor. "Sem os componentes, o motorista deve então tentar ligar o veículo."
Se a pressa para atravessar a água for maior que a prudência, o motorista deve tomar alguns cuidados -manter distância do carro da frente e atravessar em 1ª ou 2ª marcha, com o motor em rotação elevada (evita que a água entre pelo cano do escapamento).
"O carro pode até passar por uma enchente sem morrer, mas pode ser vítima de oxidação e de futuros problemas mecânicos, com peças eletrônicas danificadas", diz Dênis Marum, gerente das oficinas da revenda Pompéia (GM).
Submerso
Carros que ficaram submersos ou encharcados vão causar maiores dores de cabeça.
Filtros e óleos devem ser trocados e o combustível deve ser retirado do tanque; deve-se promover uma limpeza nos freios e substituir a graxa dos rolamentos da roda.
Se a parte interna do carro foi atingida pelo barro ou água, o jeito é lavar carpete, forrações e bancos e trocar os feltros (instalados sob o carpete para isolar ruídos).
"O feltro deve ser trocado para evitar o mau cheiro", diz Luiz Carlos Lopes de Almeida, do lava-rápido Lucar.
Segundo Almeida, bancos e carpete são retirados e lavados com água quente.
A espuma do banco é lavada em separado e, em seguida, colocada em uma estufa para secar.
O tempo de serviço pode variar de 4 a 5 dias -e o preço vai depender de quanto o veículo foi atingido (veja tabela com preços abaixo).
"Atendemos carros com lama até o teto nas últimas semanas", afirma Rosângela Almeida, da Protex Car.
A troca do feltro em lojas especializadas sai, em média, por R$ 80 -mesmo preço da troca do carpete (carros nacionais).
É recomendada, após a lavagem interna, uma outra lavagem externa completa com querosene -inclusive no motor.

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