São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Imagem permite ver 'início' do Universo

Foto registra galáxias após formação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A imagem feita pelo telescópio orbital Hubble de mais de 1.500 galáxias permite que astrônomos enxerguem o Universo apenas 1 bilhão de anos após sua formação, disse ontem a Nasa.
As imagens, divulgadas anteontem em reunião da Sociedade Astronômica Americana, retratam a região do Universo mais distante já observada.
Para chegar ao telescópio espacial, a luz das galáxias teve de viajar entre 10 bilhões e 13 bilhões de anos. Essa luz antiga viria de uma época logo após a explosão inicial que teria gerado o Universo, chamada "big bang".
"Vocês estão olhando para atrás até provavelmente 1 bilhão de anos após o 'big bang'", afirmou Ed Weiler, cientista-chefe do telescópio Hubble.
Segundo Weiler, o Hubble foi levado "ao limite". "Uma foto representa entre 30 e 80 horas de trabalho. A visão é 4 bilhões de vezes mais fina que a do olho."
Endeavour
Astronautas a bordo do ônibus espacial Endeavour, da Nasa, recolheram ontem um satélite científico dos EUA que haviam colocado em órbita dois dias antes.
Está programado para hoje o segundo passeio espacial de integrantes da tripulação.

Texto Anterior: Aquecimento global pode ameaçar saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.