São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motta se diz caluniado e deve ir à Justiça contra deputado

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro das Comunicações, Sérgio Motta, estuda processar o líder do PL na Câmara, Valdemar Costa Neto (SP), sob a acusação de calúnia e difamação. Motta deve entrar nesta semana com o pedido na Procuradoria Geral da República para que a investigação sobre a Rede Postal Noturna, solicitada pelo deputado, seja apressada.
Anteontem, Costa Neto sugeriu que Motta teria prorrogado o contrato das empresas aéreas prestadoras de serviço da RPN (Rede Postal Noturna) em troca de dinheiro. Ontem, ele reafirmou a acusação e, em plenário, chamou o ministro de "corrupto".
A briga entre ambos é antiga. Em julho, Costa Neto havia pedido a Motta para que mantivesse no cargo o então diretor técnico da Telesp, Sílvio de Carvalho Vince. Não teve o pedido atendido.
Deputados e senadores são protegidos pela imunidade parlamentar. Para iniciar processo contra o deputado, Motta terá que recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) que, por sua vez, pede autorização ao Congresso.
Confiante em que suas declarações não terão consequências, Costa Neto disse acreditar ser "muito difícil" a Câmara autorizar o início do processo administrativo. "Eu falei tudo aquilo como deputado. E é por isso que existe a imunidade, temos liberdade. Eu jamais chamaria uma pessoa honesta de corrupta, mas não é o caso", disse à Folha.
A ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) afirmou ontem que a prorrogação dos contratos com as companhias aéreas ocorreu em razão da reestruturação da rede.
Por decisão do TCU (Tribunal de Contas da União), deveria haver um enxugamento de gastos e de linhas disponíveis para o transporte de carga. O começo e o final dos estudos coincidiram com o vencimento dos contratos antigos.
Segundo a empresa, a reestruturação da RPN possibilitou uma economia mensal de R$ 4,7 milhões. As linhas aéreas foram reduzidas de 51 para 37, e a quilometragem voada passou de 79.100 para 57.800 km por noite.

Texto Anterior: Citações embalam almoço
Próximo Texto: Citações embalam almoço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.