São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
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Amex quer ser franqueadora no Brasil

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A American Express Company quer implantar, no Brasil, uma estratégia inédita nos mais de cem países onde opera: a franquia de sua marca, presente em 36,9 milhões de cartões de crédito.
Atualmente, a Amex, como é conhecida, tem a completa gestão dos cartões que vende à clientela. No país, a multinacional administra 700 mil plásticos.
Sua idéia é permitir aos bancos emissores que vendam cartões com seu selo, mesmo que eles sejam repassados para outra administradora -como acontece com as marcas Visa e MasterCard.
"Estamos nos preparando para oferecer essa possibilidade aos nossos clientes", diz Gil Moro, diretor de associados da Amex.
Segundo ele, não faz mais sentido impor aos clientes a administração exclusiva do negócio. Clientes, nesse caso, inclui os bancos emissores e as empresas que queiram ter cartões do tipo "co-brand", isto é, com seus logotipos, selo Amex e administração direta ou terceirizada. Os cartões "co-brand" serão os primeiros a poder usufruir da possibilidade de franquia, disse Moro.
Até o final do primeiro semestre, a Amex quer lançar seus cartões "co-brand". Nos Estados Unidos, ela já os tem com a rede Hilton de hotéis e a Delta Airlines.
Nos dois casos, a Amex faz a gestão total do negócio. No Brasil, ela vai oferecer as duas possibilidades (gestão própria ou terceirizada) aos clientes "co-brand".
A Amex já procurou algumas administradoras independentes de cartões -hoje gestoras de plásticos Visa- para pedir apoio e suporte operacional às suas pretensões de ser franqueadora.
Segundo a Folha apurou, a Amex sofrerá oposição cerrada das duas maiores franquias do setor, a Visa e a MasterCard. Ambas teriam firmado um pacto internacional para impedir seus bancos associados de vender também cartões com o selo Amex.
A chamada dualidade dos cartões, em que os bancos oferecem os dois tipos à clientela, não seria estendida à Amex.
No Brasil, essa dualidade deverá ser adotada em breve. A MasterCard, que tem contrato de exclusividade com a Credicard, está negociando o licenciamento de bancos emissores de cartões Visa.

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