São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Fine Artist' ganha versão em português

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois dos programas infantis da Microsoft já estão em português: "Fine Artist", para desenho, e "Creative Writer", para textos. Ambos são indicados a crianças a partir dos 8 anos, já alfabetizadas, para quem a tradução faz toda a diferença.
Os personagens McZee -que se autodenomina "centelha criativa"-, Maggie e Max explicam como funcionam os programas. Para o manual impresso sobrou dizer como instalar.
No "Fine Artist", as atividades estão distribuídas pelos andares de um museu. No térreo, há uma galeria de quadros que podem ser alterados, impressos ou eliminados.
O primeiro andar é do ateliê de pintura. Tem recursos como lente de aumento, para caprichar nos detalhes da pintura, e pincéis de vários diâmetros. É possível colar adesivos e associar sons a eles.
Sons e outros arquivos de outros programas podem ser abertos tanto no "Fine Artist" quanto no "Creative Writer", desde que os desenhos estejam em formato bitmap, e os textos, em arquivos txt.
Um ovo é o desfazedor de erros que desfaz até o desfeito. Um aspirador apaga o indesejável. Há ainda transformador que aumenta ou diminui adesivos, guia para desenhar em 3D e comando para imprimir com ou sem perguntas.
No segundo andar está a oficina de projetos, onde se pode escolher fazer adesivos, botões, histórias em quadrinhos ou desenhos animados. Há um menu de tirinhas de quadrinhos, dicas e um quadro para montar o desenho animado sonorizado e legendado.
No terceiro andar estão os truques de desenho, básicos ou em 3D. Entre os básicos está o fundo quadriculado para orientar cópias.
No 3D, Maggie ensina como desenhar com objetos em perspectiva. Ponto de fuga e linha guia entram na brincadeira, sem chatear.
No "Creative Writer", o prédio é uma biblioteca. No primeiro andar estão o escritório e os recursos para construir o texto e mudá-lo -fontes, corpo, cor, capitular, alinhamento, parágrafo, entrelinhamento e efeitos especiais.
No segundo andar, o dos projetos, há recursos de editoração eletrônica para fazer jornal, faixa ou cartão. Tudo bem explicadinho.
No terceiro andar está a oficina de idéias. Ali, a máquina de sentenças e um banco de figuras são a saída para falta de inspiração.
Cada um dos programas custa a partir de R$ 42.

ONDE ENCONTRAR
MICROSOFT: tel. (011) 822-5764

Texto Anterior: Banco oferece boletim personalizado na Web
Próximo Texto: "Dengotti" convida a criar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.