São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A SÍNDROME

O que é - suposta doença adquirida por soldados norte-americanos durante a Guerra do Golfo.
Sintomas - perda de memória, fadiga, dores musculares, impotência, mudanças repentinas de humor, insônia, depressão, problemas no coração, tumores, perda de peso, suor noturno.
Causas prováveis - contaminação por vacinas estragadas ou por armas químicas, ou intoxicação causada por fumaça proveniente da queima de óleo, picadas de mosquitos, pesticidas, calor.
Soldados atingidos - cerca de 40 mil dos 688 mil.
Motivo da polêmica - apesar da queixa dos soldados, pesquisas realizadas por médicos do governo e instituições independentes ainda não comprovaram a existência da síndrome. Segundo o Pentágono, apesar dos sintomas serem comuns a todos, as causas são muito variadas. Veteranos insistem na existência de causa comum e estão processando o governo.
Principal argumento contra síndrome - pesquisa da American Medical Association publicada em janeiro de 96 mostra que índice de mortalidade entre soldados que participaram da Guerra do Golfo não é maior do que entre outros militares na mesma faixa etária.
Principal argumento a favor - pesquisa da Duke University com cobaias expostas à mesma atmosfera que soldados no Golfo (inseticidas, repelentes e vacinas). Cobaias apresentaram os mesmos sintomas relatados por eles.

Texto Anterior: Síndrome do Golfo opõe veteranos e governo
Próximo Texto: Ditadura 'competente' mantém Saddam no poder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.