São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF, Receita e BC fazem buscas em empresas ligadas à Universal

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A PF (Polícia Federal), a Receita Federal, o BC (Banco Central) e a Procuradoria da República ocuparam ontem no Rio as sedes de empresas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus, em busca de provas para as supostas práticas de sonegação fiscal e evasão de divisas por dirigentes da igreja.
A ocupação ocorreu um dia após ação semelhante em São Paulo. O atraso pode ter alertado os responsáveis pelas empresas no Rio, suspeitam policiais federais envolvidos nas buscas. A possibilidade de terem sido retirados documentos importantes antes do início da operação é apurada pela PF.
A ação conjunta foi autorizada pelo juiz Guilherme Calmon, da 25ª Vara Federal do Rio, que expediu mandados de busca e apreensão. Ao final do dia, haviam sido apreendidos documentos variados, disquetes, livros de contabilidade, extratos bancários, contas telefônicas, balancetes, contratos e fitas de vídeo.
As vistorias nas empresas da Universal começaram anteontem por São Paulo. A PF vistoriou as sedes da LM Consultoria e Participações -grupo que trata das finanças da igreja- e do BCM (Banco Crédito Metropolitano S/A), no qual costuma ser depositado o dinheiro doado por fiéis.
A única agência do BCM no Rio, na zona norte, não funcionou ontem por causa da blitz conjunta.
O gerente da agência, que se identificou como Fernando, disse que o banco não pretendia se pronunciar sobre a ação de busca.
As equipes também estiveram na sede da Rede Record (zona norte). Emissoras de rádio que transmitem programas da Universal -FM 105 e Copacabana (AM)- também foram vistoriadas.
Os envolvidos nas buscas também procuravam indícios de que a Universal estaria omitindo à Receita os valores de doações de fiéis e pagamentos de dízimos.
O juiz Guilherme Calmon proibiu fornecimento de informações sobre o processo.

Texto Anterior: Senado adia a votação do projeto da 'Lei de Patentes' para dia 24
Próximo Texto: Igreja espera conclusão rápida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.