São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pais e alunos lotam filas para conseguir RG em SP

Escolas da rede estadual estariam exigindo o documento

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Toda a madrugada deste mês de janeiro, pais, mães e estudantes têm formado uma fila de mais de 100 m na Central de Identificação de São Paulo, para tirar a Carteira de Identidade.
Por dia, a central tem distribuído em torno de 2.000 senhas, enquanto que em outros meses do ano a média diária é de 500 pedidos de RG, segundo a diretora do Serviço de Controle das Unidades de Identificação, Maria Aparecida Faim.
Anteontem, às 6h, havia 160 pessoas na fila. Os primeiros colocados haviam chegado às 3h.
Os pais e os estudantes -que formam mais da metade da fila- alegam que a solicitação da Carteira de Identidade é feita pelas próprias escolas.
Tanto a secretaria estadual como a municipal de Educação afirmam que as escolas não podem exigir RG de seu aluno em qualquer momento. Apesar disso, este ano a fila no centro da cidade "é a maior que já houve por aqui", segundo Faim.
Uma das principais causas do aumento da fila é uma deliberação do Conselho Estadual de Educação proibindo as escolas de identificar alunos pelos nomes dos pais em qualquer documento -histórico, diploma etc.
A justificativa da deliberação é "eliminar a discriminação dos filhos de mãe solteira". O resultado é que muitas escolas, para evitar homônimos, pedem o RG.
A outra razão para o "congestionamento" de pais e alunos na fila nesta época do ano é a exigência de ter RG para tirar a carteira de passe escolar.

Para tirar o RG é necessário levar o formulário (vendido em papelarias) preenchido a máquina, uma fotocópia da Certidão de Nascimento, acompanhado do original, e duas fotos 3x4.
(FR)

Texto Anterior: Sindicato vai pedir intervenção em SP
Próximo Texto: Diploma poderá ser 'parcial'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.