São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo liga fumo e beta-caroteno a risco de câncer

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Estudo do Instituto Nacional do Câncer dos EUA divulgado ontem questiona o uso do beta-caroteno para evitar o câncer em pessoas saudáveis. Outro estudo sugere que fumantes que o tomam como suplemento alimentar podem ter maior risco de câncer no pulmão.
O beta-caroteno, substância encontrada em frutas amarelas, laranjas e vegetais como cenoura, espinafre e brócolis, é transformado em vitamina A no corpo. A vitamina A é essencial ao organismo e é encontrada no fígado, leite e em peixes como atum.
O primeiro estudo acompanhou 22 mil médicos por 12 anos. Metade deles tomou beta-caroteno como suplemento alimentar, e os outros 50%, uma substância inofensiva. Não houve diferença na taxa de câncer ou doenças cardíacas.
"Se ele não ajuda, também não prejudica", disse Richard Klausner, diretor do instituto.
O segundo estudo acompanhou 18 mil fumantes que haviam sido expostos ao amianto.
Embora pessoas expostas ao amianto tenham desenvolvido câncer nos pulmões -o que seria esperado, segundo os cientistas- a taxa de incidência da doença foi 28% maior naqueles que tomaram suplementos de beta-caroteno.
A taxa de mortalidade também foi 17% maior em comparação com fumantes que tomaram uma substância inofensiva.
Mas os pesquisadores afirmam que os resultados não devem levar pessoas a evitar os alimentos ricos em fibras com beta-caroteno, já que eles podem ser armas vitais contra doenças cardíacas e câncer.
Segundo os cientistas, os resultados do estudo se aplicam apenas ao uso do beta-caroteno e da vitamina A como suplementos alimentares. "As pílulas de vitamina não podem evitar os riscos do fumo, e mostram que as pessoas deveriam parar de fumar", disse Klausner.

Texto Anterior: PF acredita ter achado contabilidade central
Próximo Texto: Tratar sangue pode atacar a meningite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.