São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeroporto completa 11 anos

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, que completa 11 anos de funcionamento amanhã, transportou em média 28.265 pessoas por dia em 95.
Nos dias de maior movimentação, como nas duas sextas-feiras que antecederam os feriados de Natal e Ano Novo, passaram 45 mil pessoas pelo aeroporto.
O aeroporto é como uma cidade de 100 mil habitantes, somando-se o número de passageiros e o de pessoas que os acompanham ou trabalham no local. Trinta e nove companhias aéreas operam em Guarulhos, ligando São Paulo a 36 países, nos cinco continentes. Do aeroporto, voa-se para 106 cidades -57 delas fora do país.
Há 144 balcões de atendimento, 30 salas de embarque e 26 portões de embarque e desembarque.
Cerca de 350 empresas estão estabelecidas no aeroporto, empregando aproximadamente 17 mil pessoas. A rede comercial tem 96 lojas.
Segundo o plano original, o aeroporto deverá ter quatro terminais, com capacidade para transportar 30 milhões de passageiros anualmente. Atualmente, há dois terminais.
Trata-se de um projeto modular, que permite a ampliação em etapas. Cada um dos terminais poderá transportar até 7,5 milhões de passageiros.
O aeroporto foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985, com um terminal operando. A conclusão do segundo ocorreu em 1993. A previsão é de que nos próximos dez anos estejam construídos os outros dois.
O aeroporto fica no bairro de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Está distante 25 km do centro da capital. Sua área total é de 14 km2.
O aeroporto possui duas pistas paralelas -uma com 3.000 m e outra com 3.700 m de extensão. Acontecem cerca de 410 operações de pouso e decolagem por dia.
(KA)

Texto Anterior: Embarque para exterior cresce 56% em SP
Próximo Texto: Médico não tem culpa por crise, diz Jatene
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.